ENGENHARIA TELES CARDOSO
Serviços de Engenharia Civil
O que é um projeto de estabilidade?
Um projeto de estabilidade consiste num documento elaborado por um engenheiro civil, que contempla as especificidades técnicas regulamentares para construir uma estrutura. O projeto de estabilidade, também é conhecido como projeto de estruturas e/ou projeto estrutural.
Determina o tipo de estrutura e a dimensão dos elementos estruturais a construir de forma a suportar as paredes exteriores, paredes interiores e as cargas de utilização ao longo de todo o tempo de vida útil da estrutura.
Este projeto é composto por peças escritas e desenhadas, que têm de ser entregues na Câmara Municipal, no âmbito do licenciamento de obras de construção, remodelação e demolição.
-
Termo de Responsabilidade do Autor do projeto;
-
Declaração da OE ou OET em como o autor está apto para realizar este tipo de projetos;
-
Peças escritas – Memória Descritiva, Cálculos Justificativos e Estimativa Orçamental;
-
Peças desenhadas – Desenhos de pormenor para executar a estrutura à escala 1/100, 1/50, 1/20, entre outras.
É importante ressaltar que o projeto de estabilidade deve ser feito de acordo com o projeto da arquitetura elaborado previamente.
Em que situações são necessários os projetos de estabilidade?
Os projetos de estabilidade (estruturas) devem ser elaborados sempre que construir alguma edificação (moradia, edifício), em alguns casos de legalizações ou sempre que a reabilitação do imóvel tenha impacto na estrutura existente.
Na maioria dos casos, o responsável pelo projeto de estruturas recebe do arquiteto o projeto aprovado pela Câmara.
Isto significa que o documento já pode ter sofrido diversas modificações, o que pode dificultar o trabalho do projetista de estruturas, caso o dono da obra ou arquiteto não desejem novas adaptações na planta.
Por isso, é importante que o engenheiro civil responsável pelo projeto de estruturas comece a participar o quanto antes, inclusive enquanto o projeto arquitetónico ainda está a ser desenvolvido.
Assim, será mais fácil apresentar soluções e adaptações na estrutura, de acordo com as ideias do arquiteto e do dono da obra.